terça-feira, agosto 22, 2006

Não quero ser eu.

O ciclo normal da vida resume-se a nascer, crescer, reproduzir e morrer.
Quando nascemos somos puros, inocentes. Só podemos contar com a sorte. Sorte de ter uns progenitores que nos amem e nos preparem para a vida. Durante todo o nosso crescimento a primeira coisa consciente que aprendemos é algo que nos vai acompanhar para o resto dos nossos dias. No princípio a mentira é usada com algum prazer pois não temos qualquer ideia das consequências más que ela nos pode trazer, apenas experienciamos as boas.
Atingir um fim. A que preço?
Em segundo lugar tomamos consciência do amor. Ai o amor! As nossas hormonas explodem de desejos desconhecidos, o nosso corpo transforma-se, a nossa mente está sedenta de mais e mais.
- Quero mais, quero ter-te, quero conhecer-te, quero aprender contigo!
- Quero crescer mentalmente e fisicamente!
Ao sentirmos na pele as consequências más de uma mentira, tenha ela partido de nós ou de outra pessoa, descobrimos a mágoa e inevitavelmente o rancor. Tornamo-nos em pessoas protectoras do nosso pensamento, do nosso ego, da nossa alma.
Para quê tudo isto?
Não seria mais fácil poder-mos nunca passar por isto?
Esta faca de dois cumes faz exactamente parte de nós, das nossas vidas. Sem ela não seriamos pessoas conscientes, agiríamos simplesmente por impulsos como animais animados pelo frenezim do nascer e morrer das nossas células.
No fim, a morte.

Assim escreveu Mia Couto: "Em novos só nos ensinam o que não serve.Em velhos só aprendemos o que não presta".

3 comentários:

  1. A vida é um longo percurso. Podemos chamar-lhe uma obra de arte.

    ResponderEliminar
  2. A mentira é por muitos utilizada em muitas situações... A quem diga que é uma arma, há quem diga que é uma defesa, há até quem diga que é uma forma de ser e de estar. Para mim é apenas uma forma de esconder, enganar e dissimular. Há tantgas outras coisas que merecem a nossa atenção.
    Prefiro ver com olhos, do que com ocúlos de aumentar..

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. A mentira é por muitos utilizada em muitas situações... A quem diga que é uma arma, há quem diga que é uma defesa, há até quem diga que é uma forma de ser e de estar. Para mim é apenas uma forma de esconder, enganar e dissimular. Há tantgas outras coisas que merecem a nossa atenção.
    Prefiro ver com olhos, do que com ocúlos de aumentar..

    Um abraço

    ResponderEliminar